Duas datas importantes serão comemoradas em São José do Xingu
Publicado em: 07/08/2018 ás 11:00:00 Autor: CN Assessoria

Agosto Dourado

Recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado a amamentação. E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.

Agosto Dourado: um mês brasileiro

Para marcar a vigésima quinta semana mundial da amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.

A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

Por que a escolha do dourado para o mês de agosto?

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

A lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem à amamentação.

Agosto lilás

O Agosto Lilás visa conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica(intrafamiliar), os direitos das mulheres e, sobretudo, divulgar que "violência contra a mulher não tem desculpa, tem consequências"

Precisa cada vez mais informar, desde cedo, a toda a sociedade sobre a violência contra a mulher. Com certeza essas informações irão sensibilizar e cada vez mais orientar a todos sobre o papel da mulher e seus direitos, dando a ela mais condições de denunciar e se proteger essa é uma das formas achada pelo MP e a sociedade Brasileira para que isso aconteça.

Para promover a Conscientização sobre esses temas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoverá no dia 08/08/2018, à partir das 19 h, no barracão  da Igreja Católica  da sede do município de São  José  do Xingu a apresentação de  teatro sobre os temas dessas duas campanhas e ao termino serviremos um jantar.

A Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, ESF Luiza Soares Guimarães, juntamente com o CRAS de São José Xingu convida toda população para participar do evento nesta quarta feira dia 08 as 19 h.