São José do Xingu comemora 26 anos de emancipação
Publicado em: 20/12/2017 ás 08:58:00 Autor: CN Assessoria

Nessa quarta 20/12/2017 o município de São José do Xingu-MT completou 26 anos de emancipação político-administrativa.

São José do Xingu é um município que a cada dia vem crescendo e dando sua prova de importância para a região, com uma administração exemplar do Prefeito Luiz Castelo e sua equipe que administra o município de um povo guerreiro e de grandes vitórias, que fica mais imponente e mais bonito digamos parabéns para São José Do Xingu.

São Jose do Xingu

São José do Xingu conseguiu sua emancipação político-administrativa em 20 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5904, tendo a partir daí sua área integralmente desmembrada do município de Luciara cidade da qual foi distrito por quase duas décadas.

A colonização do núcleo que deu origem ao município de São José do Xingu deu-se a partir da fixação da nova fronteira agrícola brasileira, o Estado de Mato Grosso, na década de setenta. Os incentivos fiscais permitiram que novas áreas fossem povoadas, aumentando o contingente populacional estadual e criando novas unidades de colonização.

O núcleo original de povoamento surgiu na Fazenda Bang Bang, que tinha este nome em função dos inúmeros casos resolvidos à bala. Consta na história oral pelos mais antigos moradores que qualquer pendenga se resolvia em tiros. Lembrava os filmes de "bang-bang" - daí o nome que se deu ao lugar: Povoado do Bang Bang.

Com o passar dos tempos, a comunidade incorporou o nome do santo, ficando São José do Bang Bang, como não ficava bem o nome do orago ao lado de lembranças desagradáveis que a palavra "bang-bang" sugeria. No início da década de noventa, optou-se pela alteração da denominação. Em 20 de dezembro de 1991, através da lei estadual nº 5.904, foi criado o município de São José do Xingu. Tendo como primeiro prefeito municipal de São José do Xingu Jerônimo Alves dos Santos Filho (1993-1996).

A emancipação é símbolo da luta de muitos que aqui viveram e que aqui morreram e de muitos que ainda permanecem neste lugar sempre querendo uma cidade melhor. O povo tem orgulho de morar em São José do Xingu e de ser cidadão xinguense.