Secretaria de Educação comemora avanços em São José do Xingu em 2017
Retrospectiva 2017
Publicado em: 26/12/2017 ás 08:14:00 Autor: CN Assessoria Fonte: Secretaria de Obras

Retrospectiva 2017

Toda a equipe administrativa da secretaria de educação, juntamente com coordenadores, diretores, professores e área 21, tem a honra de afirmar que todo trabalho foi muito significativo para os munícipes que foi feito o que era possível para atender todas as demandas apresentadas.

Já no início do ano letivo no período da semana pedagógica e atendendo aos anseios dos professores e auxiliares foi convidada uma professora Adriane Pereira Carneiro formadora do CEFAPRO que desenvolveu um trabalho com o tema Fundamentos e Metodologia da Educação Especial que foi de grande relevância para os profissionais de educação possibilitando aos mesmos, melhor desempenho do seu trabalho.

Foram comprados para as duas escolas mesas e cadeiras novas, foram 230 jogos para as diferentes faixas etárias. Juntamente com as coordenadoras escolares foi pensando num currículo adequado à nossa realidade foi discutido com os professores. Por meio dele pensou-se em propor prática de avaliações bimestrais sem peso quantitativo, mas que estimulasse os alunos se esforçarem para ter bom desempenho e com isso tivemos bons resultados e os professores foram bem acompanhados pelas coordenadoras escolares. De acordo com a BNCC implantamos as aulas de Inglês desde a educação infantil até o quinto ano que foi de grande aceitação pela comunidade escolar.

Para a Escola Comandante Fontoura que é localizada no Distrito de Santo Antônio do Fontoura, além de jogos de mesas, necessitava de internet e linha de telefônica que conseguimos atender. Adotou-se para a sistematização e organização dos trabalhos do técnico administrativo e aos coordenadores, diretores e professores melhorias na condição de acompanhamento e organização do processo da vida escolar dos alunos e para esse resultado contamos com o Sistema Ômega.

As duas escolas da Sede Maria Marlene de Morais e Comandante Fontoura conta hoje com as salas de aulas climatizadas para alegria geral. A Escola Antônio Gomes Primo propôs ajuda para resgate da Fanfarra, a Secretaria entrou com recursos financeiros para a manutenção dos instrumentos e no dia 7 de Setembro tivemos uma bela apresentação da Fanfarra e de Capoeira.

As datas comemorativas propostas pelos profissionais da educação, que acredita ser um momento que facilita a participação da família na escola, a Secretaria de Educação buscou dar um suporte e condições para que fosse possível promover atividades culturais.

Foi assinado um termo de Cooperação Técnica com a CEFRAPRO, onde temos assistência que por meio de formações possibilitarem o desempenho da equipe gestora. Foi possível resgatar um parquinho do qual foi dividido para as duas escolas, para alegria da criançada.

Todas as obras e reformas que estavam pendentes conseguimos agilizá-las e para o ano seguinte pretendemos entregar para a comunidade de Santo Antônio do Fontoura uma creche e a reforma e ampliação da escola comunidade escolar. Na Sede do Município será entregue a quadra poliesportiva e a reforma da escola Maria Marlene de Moraes, e também a ampliação e reforma da Creche José Ramos Rodrigues.

Para os anos seguintes iremos equipar o espaço do refeitório dos alunos. Contamos hoje com uma frota do Transporte Escolar bem desgastada da qual tivemos que refazer motores de três ônibus e o estofado de um dos ônibus.

A secretaria de educação adquiriu um ônibus para Santo Antônio do Fontoura que vai ser entregue a partir do dia 15 janeiro de 2018, um veiculo Chevrolet Spin que também será entregue em janeiro a partir do dia 27 e usada para o transporte escolar.

A Secretária de Educação deseja a todos os munícipes um 2018 cheio de realizações que Deus na sua bondade conceda muita saúde para enfrentar a vida fortalecida na fé e no amor.