Secretário de Agricultura de São José do Xingu faz reivindicações ao governo para melhorias na agricultura familiar
Agricultura Familiar:
Publicado em: 15/05/2017 ás 15:26:00 Autor: CN Assessoria Fonte: CN Assessoria

Aproveitando a vinda da comitiva do Governo de Mato Grosso juntamente com o governador Pedro Taques e seus secretariados, o Secretário de Agricultura de São José do Xingu, Fernando Túlia fez algumas reivindicações a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).

Segundo Fernando Túlia, é preciso ser investido na assistência técnica aos pequenos produtores da agricultura familiar que hoje vivem sem o suporte técnico e com isso vivem de incertezas. “Nossos pequenos agricultores hoje não contam com assistência técnica e por isso devemos trazer o suporte técnico as famílias que vivem da agricultura familiar”, pontuou Túlia.

Outro ponto importante destacado pelo Secretário municipal é a regularização fundiária do município de São José do Xingu. “Temos apenas 5% dos sítios e chácaras de assentamentos rurais regularizados isso é muito pouco pelo que produzimos é preciso agilizar esse processo de regularização e assim facilitar os financiamentos aos pequenos produtores que necessitam de investimentos em suas propriedades”.

Fernando Túlia também cobrou patrulhas mecanizadas para as associações dos assentamentos rurais de São José do Xingu para facilitar o trabalho dos pequenos agricultores que na maioria das vezes não tem condições de contratar maquinários para elaborar serviços em suas respectivas propriedades. “Cobrei do Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, que ele providenciasse patrulhas mecanizadas para nossos produtores que hoje não contam com esse tipo de suporte” finalizou Túlia.

Produção Leiteira

O município de São José do Xingu foi comtemplado com um resfriador de leite que auxiliará os pequenos produtores rurais do município. Hoje o município conta com 3 resfriadores de leite para uma produção em média de 5 mil litros de leite por dia.

A prefeitura municipal de São José do Xingu, através da Secretaria de Agricultura também está buscando parcerias para que a produção de leite aumente na sede do município, aumentado a renda dos pequenos produtores.

• Tags:
  • agricultura familiar