Unidade Básica de Saúde da Família do Distrito Santo Antônio do Fontoura trabalhando com seriedade
Publicado em: 27/11/2017 ás 08:39:00 Autor: CN Assessoria

A equipe da Unidade Básica de saúde da família do distrito Santo Antônio do Fontoura com apoio irrestrito do prefeito Luiz Castelo realizou no dia 24/11/17 o evento em comemoração ao Novembro Azul, conhecido mundialmente como Movember, mês de conscientização sobre a saúde do homem com ênfase na prevenção e detecção precoce de agravos e em especial o câncer de próstata. 

A unidade promoveu uma mini copa intitulada  Novembro Azul, a ideia foi reunir homens de diferentes idades para promoção de atividade física, rastreio de hipertensão, obesidade e outras doenças, foi ofertado testes rápidos  para HIV, SIFILIS, HEPATITE B, HEPATITE C  e PRÓSTATA e ainda distribuição de preservativos, em seguida aconteceu rodadas de futsal. Ao final ocorreu a entrega de troféu e medalhas aos jogadores.

O evento foi realizado na quadra coberta da escola estadual local e em horário alternativo (noturno)  para garantir que os homens pudessem participar, a iniciativa  contou com a participação da equipe multiprofissional do distrito e teve a participação de mais de 60 homens da comunidade.

A estratégia foi vista com muita positividade já que a maioria dos homens são chefes de família e tem pouca oportunidade de ir até a unidade de saúde pois estão trabalhando no horário padrão de atendimento da Unidade. Com essa ação houve a oportunidade de rastrear agravos visto que vários homens nunca tiveram essa oportunidade antes.

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do Câncer de Próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode que, na época, estava fora de moda crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.