Prefeitura realiza a 2ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente

O evento foi uma realização da Prefeitura de São José do Xingu, com parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social (CR

Data: 06 de Maio de 2023
Autor: Acessoria

No dia de 05 maio de 2023, aconteceu a 2º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema foi “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O evento foi uma realização da Prefeitura de São José do Xingu, com parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A conferência ocorreu no Centro Social Amor em Ação e teve como palestrantes convidados o Psicólogo Lucas Assunção, Assistente Social Flávia Aguiar da Silva, Assistente Social de Confresa Gilmar e a Advogada Mylena Aragão de Santo Antônio do Fontoura.

A Conferência tem como objetivo debater ideias e apresentar propostas para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, visando a apresentação de procedimentos para a melhoria das ações, com a participação de todos os grupos da sociedade que desenvolvem atividades voltadas para este público, afim de garantir melhores oportunidades de acesso a serviços eficazes e, além de refletir e avaliar os reflexos da pandemia na vida de crianças e adolescentes.

Para dar um toque especial na abertura, o grupo de coreografia de jovens e adolescentes da Igreja AD Missão Belém emocionou os presentes. A primeira Dama Suélen Rodrigues elogiou e aplaudiu de pé o grupo e salientou, “Fiquei emocionada com a apresentação, é lindo ver a harmonia e entrega do grupo”.

Durante sua fala a primeira Dama Suélen Rodrigues destacou: “A conferência municipal é um momento importante para a participação de toda a sociedade e, principalmente, da criança e do adolescente na construção de políticas públicas e novas perspectivas para o futuro melhor” ela também salientou a importância de sonhar e manter o sonho vivo dentro de cada um, mesmo em um mundo desafiador é possível sonhar e realizar.

A Presidente do CMDCA, Flávia Aguiar da Silva, agradeceu a todos os colaboradores que trabalharam para a realização da Conferência Municipal, agradeceu a Secretaria do Social Josiane, a coordenadora do CRAS Simone, assim como todas as autoridades presentes na conferência e em especial ao Prefeito Dr. Sandro e a Primeira Dama Suélen Rodrigues pelo apoio.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Flávia, destacou a importância da participação de crianças e adolescentes nesse momento de construção de políticas públicas, principalmente no senário pôs pandemia, incentivando o protagonismo dos jovens e adolescentes. Finalizou dizendo: "juntos podemos construir políticas públicas que contribuam com a realidade do nosso município".

Além das crianças e adolescentes, o evento contou com a presença de vários grupos da sociedade, assim como a participação de profissionais das políticas de educação, saúde, assistência social, secretários e representantes religiosos.

Prefeitura de São José do Xingu - Você Fazendo Parte.

Endereço: Av. Mauro Pires Gomes nº 41 Centro São José do Xingu-MT Cep:78.663-000
Horário de Atendimento: 08:00 ás 12:00 14:00 ás 18:00
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta