Menire Xingu

Autor: Próprio
Fonte: Própria

Foto por: Daiane Luz

A Primeira Dama Suélen Rodrigues lançou oficialmente o Projeto Menire Xingu que em português significa Mulheres do Xingu.

O projeto que desde o início do segundo semestre caminha a passos largos foi construído com a participação das mulheres indígenas do Xingu e visa abrir caminhos para autonomia financeira, fortalecimento da cultura, saúde, auto estima, quebrar barreiras e preconceitos.

Com a participação do Cirurgião Dentista Dr Jullius a ação DEVOLVENDO SORRISOS as mulheres tiveram restaurações dentárias e confecção de próteses.

Na oficina de corte e costura a Professora Marta estará ensinando as Menire Xingu a confeccionarem vestidos, camisetas, calças, shorts e peças íntimas. As peças serão trabalhadas de forma a agregar traços da cultura indígena e farão parte da marca Menire Xingu.

A Coordenadora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lurdinha Sampaio, esteve presente e integrou o projeto com o cadastramento, incentivo e valorização do artesanato indígena.

Lurdinha explicou que o artesanato produzido nas aldeias serão vendidos nas feiras nacionais sendo que a primeira ocorrerá em setembro na cidade de Fortaleza. O valor das vendas retornará integralmente para as artesãs.

A Coordenadora destacou que trabalha há mais de vinte e dois anos com as comunidades indígenas e nunca viu um projeto tão lindo e de tamanho alcance na vida das mulheres indígenas, aqui sim estamos vendo um casal perfeito fazendo a diferença na vida das pessoas.

Maravilhado com os resultados dos serviços ortodônticos e a transformação para as mulheres indígenas Dr Jullius relatou que há mais de vinte anos presta serviços ao Município e que é um momento único, a realização de um sonho, uma ação como essa nunca tinha acontecido e com certeza que teremos mais oportunidades assim em que mais que o sorriso de volta, melhora da saúde bucal e mastigação, as mulheres indígenas terão mais autoestima, isso não tem preço, finalizou emocionado.

O Coordenador da SESAI Mateus e equipe, a apoiadora Lu Ramos  realizaram palestra e diálogo sobre o fortalecimento e melhoria da saúde indígena voltada para as mulheres.

O projeto terá o incentivo ao plantio de árvores frutíferas e preparo da terra para o plantio de culturas tradicionais como a mandioca, batata, banana, melancias e outras.

Para o Prefeito Dr Sandro foi um dia único. “Estou extremamente feliz e grato a Deus pela oportunidade dada a todos nós de fazermos o bem para as nossas irmãs indígenas, impossível não se emocionar com a satisfação, a alegria no sorriso e no olhar de cada mulher indígena que passou pelo tratamento ortodôntico, que participam do projeto de corte e costura e da oficina de artesanato. Quero agradecer a minha esposa Suélen pela idealização desse lindo projeto que fará história e marcará a vida dessas mulheres guerreiras. Hoje conheci a pequena Ruth que recebeu esse nome em homenagem a minha mãe. São pequenas e grandes coisas que demonstram o quanto vale a pena trabalhar com todas as forças para o bem da nossa comunidade.”

A Primeira Dama Suélen  agradeceu a participação de todas as voluntárias do Grupo AMAX, servidores da SESAI, Secretárias Joseane, Daiane Luz, Daiane Alves e Ronaldo, servidores da Ação Social, Saúde e Administração.

Endereço: Av. Mauro Pires Gomes nº 41 Centro São José do Xingu-MT Cep:78.663-000
Horário de Atendimento: 08:00 ás 12:00 14:00 ás 18:00
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta