Combate à Dengue: UBS Rural II de Santo Antônio do Fontoura realiza ações para prevenção e orientação à população
Ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti
Publicado em: 06/12/2021 ás 10:23:00 Autor: Próprio Fonte: Própria

Nesta segunta-feira (06), a Prefeitura Municipal de São Jose do Xingu através da UBS Rural II realizou uma ação educativa em combate ao mosquito da dengue. Equipes de profissionais realizaram a orientação sobre a prevenção do mosquito. Uma ação em parceria com membros Desbravadores da igreja Adventista do Sétimo Dia, Acs, agentes de Endemias e Vigilância Sanitária.

A abordagem realizada tem como objetivo orientar os moradores sobre como eliminar e impedir que o mosquito de reproduza. Em períodos de chuvas e calor intenso, o cuidado deve ser redobrado, bastando 15 minutos por dia para limpar o quintal e retirar os focos de água parada.

Com tudo, a prevenção ao mosquito continua sendo a melhor opção, e para isso, os cuidados básicos como não manter água parada, latões de lixo abertos entre outros, continua valendo. A equipe de  Saúde , também pede para a população que em casos de aparecimento de um dos sintomas procure a unidade básica de saúde para a realização do teste rápido, e que auto medicação não seja realizada.

Combate diário

• Tampe os toneis e caixa d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Evite deixar água acumulada na área de serviço ou quintal.

Prefeitura Municipal de São Jose do Xingu           Você Fazendo Parte!