Novembro Azul: Palestra chama a atenção masculina sobre a importância do cuidado com a saúde
Novembro Azul: Mês mundial de combate ao câncer de próstata
Publicado em: 23/11/2021 ás 20:09:00 Autor: Próprio Fonte: Própria

Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde, a unidade de saúde ESF Luiza Soares Guimarães integra-se à campanha Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde masculina. Durante o mês, a unidade de saúde promove diversas ações voltadas a esse público. 

Campanha Novembro Azul: dê um toque de atenção na sua saúde, que busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade causado pela doença de próstata e assegurar o direito universal a saúde dos homens.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são essenciais para reduzir problemas de saúde. Além disso, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, visitas regulares às unidades de saúde para acompanhamento e realização de exames devem fazer parte da rotina dos homens. 

Medir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Outros testes importantes são voltados à detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite B e o vírus da hepatite C. Homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. 

Prefeitura Municipal de São Jose do Xingu       Você Fazendo Parte!