Pioneiro de São José do Xingu (MT) Pedro Gomes da Silveira falece na cidade de Curitiba (PR) após intensa luta contra o câncer.
Publicado em: 26/05/2021 ás 13:04:00 Fonte: Próprio

Senhor Pedro Gomes da Silveira, natural de Tocantinópolis (TO), chega em São José do Xingu (MT) nos idos de 1979 e se estabelece com a sua família em um povoado que se tornaria nos anos vindouros um município. Quando chegou naquele pequeno ajuntamento de pessoas que ainda não tinha estruturas básicas, como: escolas, postos de saúde, segurança pública, abastecimento e outros recursos necessários para manter uma vida mais cômoda para os moradores daquele período, resolve se estabelecer e colaborar com o desenvolvimento local.

Desde então, com muita luta e perseverança, com a sua esposa tornou-se pai de vinte e um filhos e filhas, dentre eles: Maria de Jesus, Eleonora, Cecílio+, Hilda, Emanoel, Luiza, Márcio, Alexandre, Digelaine, Valdivino, Ismael, Maria Aparecida, Georgem, Léia, Leda, Hellen e Pedrina. Além de trinta netos e seis bisnetos.

A família se tornou tradicional e pioneira e junto com o Senhor Pedro Gomes fizeram parte da história de desenvolvimento de São José do Xingu (MT).

O patriarca da família desenvolveu atividades de comércio entre os anos de 1979 e 1989 e em sua maior parte do tempo enquanto esteve vivo se dedicou as atividades da agricultura familiar em uma chácara da família.

Após descobrir que estava acometido por um câncer, foi internado no Hospital Angelina Caron na cidade de Curitiba (PR) para se submeter a um tratamento cirúrgico, internado a aproximadamente quatorze dias veio a óbito nesta terça-feira (26). Aos oitenta e dois anos de idade deixa um legado humano para São José do Xingu (MT).

Através do Decreto Municipal n.º 108/2021 de 26 de maio de 2021 foi Decretado "Luto Oficial" no dia 26 de maio de 2021 em decorrência do falecimento de três munícipes pioneiros e de família tradicional.