Programa Saúde na Escola leva orientações sobre saúde bucal na escola municipal Maria Marlene de Morais
Saúde bucal na Escola
Publicado em: 23/11/2021 ás 15:06:00 Autor: Próprio Fonte: Própria

A Prefeitura de São Jose do Xingu através da Secretaria Municipal de Saúde  iniciou nessa terça-feira, o programa de saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade. Com o objetivo de orientar e estimular os educandos nos hábitos de higiene bucal.

A visita e realizada por profissionais da Unidade Básica de Saúde e contam também com atendimentos no PSF no consultório odontológico. Os alunos recebem uma escova dental.

Participaram da a ação a Coordenadora Roberta Costa, Enfermeira Jeniffer Torres e profissional da saúde bucal Dr Julius, na opotunidade foram verificada a caderneta de vacinação.

De acordo com Dr. Julius, a ação levanta os casos de cárie e outras doenças bucais, em seguida encaminha e monitora as crianças que apresentam necessidade de cuidado assistencial, para tratamento adequado. “A equipe ensina a maneira correta das crianças escovar os dentes e de como usar o fio dental. Mostram a forma adequada de segurar a escova, colocar a pasta e iniciar a escovação em cada dente. Também falam sobre a importância da mastigação corretaConseguimos mostrar para os alunos a importância de cuidar da saúde bucal, incentivando e orientando a correta higienização dos dentes”, finaliza.

A enfermeira Jeniffer Torres, ressaltou sobre os cuidados com o coronavírus, aprendemos a importância do esforço coletivo contra uma doença. Podemos usar essa lição para diminuir a incidência da dengue, doença que pode ser prevenida ao controlar o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus.

Entender os hábitos do mosquito é uma das armas para impedir a sua proliferação. Mortes também podem ser evitadas ao se procurar atendimento na hora certa e receber o diagnóstico correto. No contexto atual, é importante entender as diferenças entre os sintomas de dengue, gripe e Covid-19.

Prefeitura Municipal de São Jose do Xingu            Você Fazendo Parte!